Translate

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

TURISTA BRASILEIRA NO IRÃ

Viajar para fora do país sempre é uma aventura, e sempre vai dar aquele friozinho na barriga. Para os viajantes veteranos,  acredito que nem tanto, mas para os novatos  nesta área certeza a coisa pega.
Mas a coisa pega mesmo quando se escolhe ir a países do Oriente Médio, não que sejam todos violentos e assustadores, mas a mídia internacional propaga isso com todas as letras. Mas o nosso foco neste post, é falar da viajem ao Irã, localizado na região do Oriente Médio. Para levantar os ânimos dos turistas Brasileiros que planejam ir ao Irã, posto agora uma entrevista com uma turista Brasileira que esteve no Irã no ano passado e conta sua experiência de viajem. Fiquei muito feliz com suas palavras, pois descreve um país maravilhoso, com pessoas hospitaleiras e que amam os Brasileiros, fiz perguntas básicas as que mais se perguntam. Vamos então a entrevista.
1-  O Irã é um país seguro para se fazer turismo? O que você achou da cultura? E as pessoas como recebem os turistas?
Muito seguro! Não tive problema algum para fazer meus passeios e conhecer o país. E todos os iranianos sempre falam como o país é seguro e realmente eu sentia isso. Algumas vezes andava sozinha nas ruas e me sentia mais segura do que aqui no Brasil.
    2-    Você indicaria o Irã para outras pessoas?
 Indico para todos. O irã é uma jóia preciosa. Você nunca mais será o mesmo porque aquele país é um fascínio.
Eu fiquei fascinada. Antes da viagem já estava muito empolgada e agora muito mais.  O  Irã é riquíssimo em cultura e os iranianos sabem sobre sua cultura. É um país repleto de histórias e fortes raízes. Você percebe nas casas e restaurantes a cultura marcante presente em lindos adornos, pinturas, tapetes...é impressionante. Você tem muito pra ver lá lindas mesquitas, museus, palácios e parques. É maravilhoso.
 3- Você teve alguma dificuldade no País, para comprar, viajar, se comunicar etc?
Não tive nenhuma dificuldade. Na maioria das vezes estava com amigos que me ajudavam muito. Quando estava sozinha encontrei pessoas nas lojas ou nos taxis que falavam um inglês fluente. Você vai encontrar muitas pessoas que falam inglês especialmente em lugares mais públicos. Mas quando não falam sempre dão um jeitinho de te ajudar. Mas é bom ter alguém que fale farsi e inglês com você. 
4-  O que mais lhe chamou a atenção?
O que mais me chamou atenção é a hospitalidade dos iranianos, nunca ví igual. A beleza do país e a força daquele país. Sentia uma paz inexplicável lá.
5-   Pretende voltar?
Sim. Pretendo voltar daqui uns meses na primavera. Segundo todos os iranianos a    época mais linda. Clima ameno e muitas flores. Dizem que o país fica diferente na primavera em funçāo da natureza.
6-  É fácil fazer amizades?
Super fácil. Fiz vários amigos. Como citei eles prezam pela amizade e amam os brasileiros. E te ajudam em todos os momentos e no que você precisar. Você fará parte da família se você se permitir conhecer famílias lá. É uma amizade eterna.
    7- O que a mídia internacional propaga é verdade?
Não. A imagem que a mídia passa é completamente distorcida. O Irã é um país seguro, lindo, solícito, q ama receber visitantes. Você deve respeitar usando roupas mais modestas e usando o véu isso é importante. Muitas vezes meu véu escorregava do meu cabelo e sempre tinha alguma mulher extremamente educada para me ajudar.E nada de pessoas repreendendo como já lí algumas vezes. Muito pelo contrário estão sempre prontos a te ajudar. 
   8-  Você teria dicas para os Brasileiros que pretende viajar para o Irã?
Dicas: você pode ficar em hotel ou casa familiar. Eu fiz opção por casa familiar foi a melhor coisa que eu fiz. Você será parte da família, eles adoram isso. E conhecerá absolutamente tudo no país. Observe a época, eu fui no inverno adorei não tive problema algum, é frio mesmo. Mas no calor dizem que é muito quente e muito seco. 
Viaje pelo país as cidades são incríveis: Persépolis, Esfahan, Shiraz, Kashan. Se puder vá ao Norte a natureza é linda e o clima mais úmido. Não leve muita roupa e aproveite pra comprar lá porque os preços são ótimos. Na verdade no Irã alimentação, meios de transporte e museus são bem mais baratos que aqui. 
Se for possível faça uma viagem mais longa, mais de 15 dias porque você tem muito pra ver, muito mesmo. Eu fiquei 1 mês e queria ter ficado mais. No mais não deixe de conhecer esse encanto que é o Irã. Você nunca mais esquecerá esse país.
   9-   Tem algo mais que você gostaria de comentar?
Eles amam turistas, realmente é assim. Especialmente nós os brasileiros. Nós, brasileiros, somos para eles os melhores convidados. Nos tratam como parte da família. Nos locais públicos se percebem que somos estrangeiros muitos se aproximam e são sempre solícitos, alegres e muito educados.
Abaixo algumas fotos cedidas pela turista. Agradecemos profundamente esta colaboração, com certeza este testemunho ajudá muitas pessoas que sonham em ir ao Irã mas ficam receiosas. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário