Translate

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Fruto brasileiro que não tem no Irã

Certo dia, ví um iraniano levando com sigo uma fruta bem estranha para mim. Achei o fato bem interessante e comentei a respeito. O Sr. Vai levar isso para o Irã? SIM! Respondeu-me com uma vibração incrível. Ele me contou que no país dele não tinha tal fruta. Para mim, este tal fruto não tem valor algum, estou falando do tal do jatobá que todo brasileiro conhece. Não tem gosto de nada, gruda nos dentes e nada mais. Comentei com outro brasileiro da empolgação do meu amigo persa, este me falou que a fruta é uma verdadeira fonte de ferro, substancia muito importante para o nosso corpo.
O que importa é que, aquele senhor (Iraniano) não estava interessado em substancia importante para o corpo, ele estava interessado mesmo era de levar aquele fruto escuro com casca grosa, sem gosto, um pouco de açúcar talvez e mais alguma coisa que não consigo descobrir, para o Irã, e mostrar com orgulho a sua grande descoberta. O jatobá, fruto  brasileiro é uma árvore que pode ser utilizada como planta medicinal no tratamento de problemas gastrointestinais ou respiratórios. Seu nome científico é Hymenaea courbaril e suas sementes, cascas e folhas podem ser compradas em lojas de produtos naturais.
Para que serve o jatobá
O jatobá serve para cicatrizar feridas e tratar asma, blenorragia, cistite, cólicas, vermes, doenças respiratórias, feridas na boca ou no estômago, prisão de ventre, coqueluche, disenteria, má digestão, fraqueza, problemas de próstata, tosse e laringite.
Propriedades do jatobá
As propriedades do jatobá incluem sua ação adstringente, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, expectorante, fortificante, hepatoprotetora, laxante, tônica e vermífuga.
Modo de uso do jatobá
As partes utilizadas do jatobá são suas folhas, casca e sementes.
Chá de jatobá: Colocar 2 colheres de sopa das cascas numa panela com 1 litro de água e deixar ferver por 15 minutos. Beber 3 xícaras ao dia.
Depois deste post, descobri que este fruto é um poço de remédio. Tem razão do estrangeiro se importar tanto com este ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário